quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Oferecer a simplicidade é ousadia no espírito!

por Mara Maria

Muitas pessoas até sentem o chamado de fazer um retiro espiritual, mas muitas destas não querem se desligar de suas preocupações, de sues valores, de suas comodidades e por isto não conseguem atingir o objetivo desta ação que verdadeiramente deve ser retirar-se das ocupações cotidianas, dos seus ambientes confortáveis, das distrações e barulhos do mundo para buscar um encontro com Cristo e sua Mãe Santíssima.

O Anjo Gabriel já anunciava a Virgem Maria, que Seu Filho Jesus, seria sinal de contradição. Quantas pessoas querem e acham que vão encontrar o Deus vivo e verdadeiro na ostentação, ou pior nos prazeres da carne.

Num retiro onde as pessoas se entregam a Deus o que não pode é esquecer-se das devoções, das orações, dos estudos bíblicos, dos momentos Eucarísticos, do que lhe provoca arrependimento, do desejo ardente do sacramento da confissão, de uma alimentação moderada e que tudo isto deve acontecer numa acomodação que valorize a experiência que a própria família de Nazaré fez: a simplicidade e o despojamento.

Quando Deus despertou em nós a moção de construir a Casa de Retiro escutamos no coração: “Não temas, coragem e ousadia”. Resolvemos então, imitar os passos de Jesus menino e humilde.

Compreendemos que as pessoas precisavam, não era de ter uma experiência com o conforto, com o luxo, com a grandeza do próprio homem, com aquilo que ele pode construir usufruir ou fazer, mas que seria nosso dever enquanto Casa de Retiro, deixar aparecer e valorizar o que Deus faz e o que Deus é: “o Criador de todas as maravilhas.”

É necessário distinguir também entre “lugar do encontro” e “lugar do descanso”. É necessário relaxar e dormir num retiro? Sim, com certeza. Mas, mais que isto, é necessário buscar quem lá estar. Jesus, o Sumo Sacerdote, habita na Casa como em todos os Tabernáculos. Mas muitas vezes na rua, no irmão, na palavra ou na Eucaristia Jesus está presente, e você não o percebe. Agora veja a diferença, quando você vai a um retiro se imagina que sua meta é o encontro com Ele. Você não deve perder este foco.

A terra onde hoje está alicerçada a Casa de Retiro é uma terra prometida por Deus. Onde seus filhos, numa Casa dedicada a Santíssima Virgem fazem um encontro com a Verdade, pois esta é a única força que tem poder de nos libertar. Um retiro é frutuoso não apenas pelas as emoções sentidas, mas pelas decisões de extrair de nossos hábitos nossos vícios e pecados.

O que tem que ser claro em nossas vidas é a verdade que Deus nos amou primeiro. Que foi Ele que quis vir ao mundo inteiramente e depender da humilde e jovem de Nazaré. Que deu sua vida por nós numa cruz, mas que pelo sofrimento nos resgatou do poder das trevas. Estas verdades são as reais vigas que podem nos sustentar neste mundo corrompido pelos falsos valores. Para que desejar pilares bonitos que não nos levam ao Céu? A única laje que impede do inimigo arrombar e nos assaltar é a armadura do Cristão.

Aquele que busca um retiro estrutural terá dificuldade em fazer um retiro espiritual.

A mística da Casa de Retiro Discípulos da Mãe de Deus, não está na construção.

Não fomos chamados a nos preocupar com pé direito, com os acabamentos, com as cerâmicas e louças de porcelana, nem a ter um colchão extremamente macio, nem mesmo no oferecer filé mignon nas refeições.

O que devemos enquanto instituição é sempre acolher com carinho, amor, limpeza e taxas acessíveis a todos os retirantes e fazer com que estes sintam o aconchego do ar mariano. Em cada cantinho um encontro com a Virgem Maria. Esforçamos-nos para que em harmonia os retirantes aproveitem e valorizem o despertar com o nascer o sol, a consolação no canto dos pássaros que emitem um louvor, na água que produz alívio das tensões que corre do rio, no bálsamo e do bem-estar de poder adorar Jesus Sacramentado e como efeito sentir o desejo de esvaziar-se de si mesmo. Há quanto tempo você parou para contemplar o entardecer do dia e se encantou com a lua que surge? Só Deus pode criar o que verdadeiramente é belo.

É preciso sentir o terreno, o clima, a paz e o verde da Casa de Retiro e descobrir que nele a cada celebração Eucarística, Cristo derrama seu sangue redentor e purificador. Estar na casa é poder receber o tratamento médico de cura e libertação no colo da Virgem Mãe de Deus.

Nada em Deus é por acaso, mas tudo tem uma razão. Quantas pessoas precisam ser saradas, seja de seus medos, de seus pantins, de seus traumas e até de seus complexos seja de superioridade ou inferioridade. É fundamental colocar sua confiança unicamente e inteiramente em Deus.

Aquele que busca retirar-se terá dificuldade em renascer se não aceitar morrer.


Se nosso terreno é desnivelado faça a experiência de subir ao deserto, atravesse o rio. O leão não devorou Daniel, o que te poderá fazer os mosquitos e os sapos? Percorra o caminho da Via-Sacra. Se o sol é quente mais quente é o inferno. Visite o calvário e reflita o amor imensurável que Deus tem por ti. Imagine que hoje o tipo de hospedaria simples que pode te abrigar São José, o Pai nutrício de Jesus, não pode entrar e nem levar sua santa família. A habitação terrena que acolheu nosso Messias foi um estábulo, lembra?

As pessoas dizem querer fazer um retiro espiritual. Para aqueles que buscam nossa Casa, é bom que fique bem claro que Deus não nos chamou para ser uma pousada, nem um hotel, onde o dinheiro pode comprar seus desejos.

Confira nas fotos a candura, a beleza e a grandiosidade que Deus nos propõe neste lugar abençoado.

Aquele que busca as coisas Divinas encontrará mais dignidade em ser um retirante Filho de Deus, do que ser o mais importante hóspede de um hotel extremamente luxuoso.

Dormir e acordar na Casa de Retiro é pernoitar no Palácio do Rei dos Reis, na companhia da Mulher coroada pelas doze estrelas.








Mara Maria Carvalho é fundadora da Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus junto com seu marido César Carvalho. É pedagoga tem duas filhas e mora no Condomínio Mãe de Deus na Casa de Retiro.


Reajuste na tarifas de nossa Casa de Retiro

por Isabelle de Maria

Para o ano de 2011 a Fraternidade reajustou o valor da taxa de manutenção depois de quase 4 anos. O valor pedido diariamente por pessoa (independente de pernoite) corresponde a R$ 10,00. A taxa de alimentação continua a mesma R$ 5,00 p/ refeição cada pessoa.

Mais informações e reservas: (84) 8733.7161, falar com Isabelle.

Que Deus abençoe esse ano de 2011 e a Santíssima Virgem providencie que muitas almas se encontrem com o Seu Filho através dos retiros em nossa Casa.

Melhoramentos em nossa Casa de Retiro

por Isabelle de Maria

Buscando oferecer melhor acomodação aos fiéis que retiram-se nesta Casa, a Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus promoveu o Chá-Natalino no dia 11/dezembro para arrecadar fundos. Com o dinheiro arrecadado foi dada a entrada para colocar o forro de gesso na Hospedaria Rainha da Paz e no Dormtiório João Paulo II.

Agradecemos a Deus pela providência que nos alcançou mas contamos com as doações de todos pois muito ainda nos falta.

Em breve colocaremos novas fotos dos locais reformados.